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Atendimento
Tendências para atendimento ao cliente em 2023
Tendências para atendimento ao cliente em 2023
Quer crescer sua base de clientes e fidelizar os atuais? Confira as principais tendências que impactarão o atendimento ao cliente em 2023.
Quer crescer sua base de clientes e fidelizar os atuais? Confira as principais tendências que impactarão o atendimento ao cliente em 2023.
Que as relações entre empresas e clientes mudaram profundamente nos últimos anos você já sabe. A pandemia acelerou mudanças que estavam previstas para décadas à frente e o comportamento de consumo se alterou de forma definitiva. Por isso, quem quer conquistar e fidelizar clientes em 2023 precisa estar atento a esses movimentos.
Para te ajudar, separamos 4 ações que podem te ajudar a ter melhores resultados em 2023, considerando o comportamento atual e as expectativas de consumidores de diversos setores. Acompanhe.
#1 Comunicação Omnichannel com qualidade
Muitas empresas, ávidas por ter atendimento Omnichannel, abriram diversos canais de comunicação com seus clientes, sem se preocupar com a qualidade dessa comunicação.
Quem cometeu esse erro colheu mais insatisfação e deixou uma má impressão em clientes e consumidores. Mas será que é melhor então voltar a ter só um canal de contato?
A resposta é não! Ser Omnichannel é fundamental para atender bem hoje, o foco deve ser fazer isso com estratégia e usando as ferramentas adequadas.
Atender e dar suporte nas redes sociais, por exemplo, pode ser mais complicado. Mas um bom atendimento por telefone, chat e WhatsApp é suficiente para a maioria das empresas.
Muito importante também cuidar para que soluções como o atendimento por WhatsApp sejam usadas de forma adequada. Para times de atendimento é fundamental ter uma solução que utilize API do WhatsApp, evitando problemas como bloqueios de número por uso indevido da ferramenta, entre outras questões de segurança.
Procure garantir que sua equipe tenha acesso centralizado a todo tipo de canal que você ofereça, de modo que as informações fiquem registradas em um único ambiente.
#2 Atendimento por times remotos
Outra herança da pandemia, o trabalho remoto fez com que empresas aprendessem a trabalhar com times remotos - e muitas gostaram dos resultados dessa nova modalidade.
Mesmo o que antes era impensável se tornou possível, como ter times de atendimento e suporte trabalhando remotamente sem qualquer prejuízo à qualidade do atendimento prestado.
A redução de custos com espaço físico, maior satisfação da equipe e aumento da produtividade são fatores que tornam o modelo ainda mais atrativo.
Para que tudo se potencialize é necessário apenas um sistema efetivamente adequado, que centralize as informações de cada atendimento e garanta estabilidade contínua.
Com uma plataforma de atendimento como a da Opens é possível que seu time ofereça atendimento por telefone, chat e WhatsApp de forma contínua ainda que trabalhem de forma remota. Com todas essas soluções funcionando de forma virtual e centralizada, o resultado para o cliente será o mesmo (ou melhor) do que se o time estivesse todo presencialmente na empresa.
A plataforma de atendimento como a da Opens é ideal e já foi testada e aprovada por centenas de times que atuam remotamente.
#3 Atendimento humanizado
A euforia de automatizar todo o atendimento já passou, uma vez que as empresas perceberam que esse tipo de estratégia piora muito a qualidade do atendimento - e a experiência do cliente.
Por outro lado, é claro que as soluções de comunicação inteligente precisam estar presentes para garantir maior produtividade, rapidez e economia, permitindo que um número maior de chamadas sejam atendidas e problemas solucionados.
O segredo é entender quando e como a automação deve ser utilizada, e quando só um atendente humano pode resolver.
Identificar o cliente, criar URAs mais orgânicas e simples, bem como garantir que o próprio atendente já tenha todas as informações e histórico do cliente são medidas que ajudam a tornar o atendimento mais humanizado.
Até porque, vivemos em tempos em que é mais fácil ouvir uma gentileza da Alexa em algum aparelho da Amazon do que ser atendido com gentileza por um atendente de callcenter.
Essa inversão não pode acontecer e é necessário que o cliente se sinta acolhido e bem atendido em todos os canais, seja com automações e Inteligência Artificial, seja interagindo com alguém da equipe de suporte ou atendimento.
#4 Decisões baseadas em dados
Cada vez mais as decisões dos departamentos como Customer Success, Customer Service e Suporte dependerão menos de feeling e mais de dados objetivos.
Por isso, contar com um sistema que organize as informações e utilize inteligência para colher e organizar dados é fundamental. Só tendo acesso aos números do atendimento ao cliente será possível fazer os ajustes necessários para oferecer a melhor experiência ao cliente, potencializando os recursos da empresa - especialmente o tempo da sua equipe.
Sua plataforma de comunicação precisa estar conectada ao seu CRM e Help Desk, por exemplo, garantindo um cruzamento valioso de informações.
Com certeza o ano de 2023 trará ainda muitas outras mudanças e inovações na área da comunicação e do atendimento ao cliente. Contar com um parceiro como a Opens, sempre à frente das tendências e pronto para colocar em prática estratégias que melhorem seus resultados é fundamental.
Para saber mais sobre as soluções oferecidas pela nossa plataforma de comunicação, que alia comunicação por voz, telefone, chat e API do WhatsApp, deixe seus dados abaixo que nosso time entrará em contato para uma rápida demonstração.
Que as relações entre empresas e clientes mudaram profundamente nos últimos anos você já sabe. A pandemia acelerou mudanças que estavam previstas para décadas à frente e o comportamento de consumo se alterou de forma definitiva. Por isso, quem quer conquistar e fidelizar clientes em 2023 precisa estar atento a esses movimentos.
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#1 Comunicação Omnichannel com qualidade
Muitas empresas, ávidas por ter atendimento Omnichannel, abriram diversos canais de comunicação com seus clientes, sem se preocupar com a qualidade dessa comunicação.
Quem cometeu esse erro colheu mais insatisfação e deixou uma má impressão em clientes e consumidores. Mas será que é melhor então voltar a ter só um canal de contato?
A resposta é não! Ser Omnichannel é fundamental para atender bem hoje, o foco deve ser fazer isso com estratégia e usando as ferramentas adequadas.
Atender e dar suporte nas redes sociais, por exemplo, pode ser mais complicado. Mas um bom atendimento por telefone, chat e WhatsApp é suficiente para a maioria das empresas.
Muito importante também cuidar para que soluções como o atendimento por WhatsApp sejam usadas de forma adequada. Para times de atendimento é fundamental ter uma solução que utilize API do WhatsApp, evitando problemas como bloqueios de número por uso indevido da ferramenta, entre outras questões de segurança.
Procure garantir que sua equipe tenha acesso centralizado a todo tipo de canal que você ofereça, de modo que as informações fiquem registradas em um único ambiente.
#2 Atendimento por times remotos
Outra herança da pandemia, o trabalho remoto fez com que empresas aprendessem a trabalhar com times remotos - e muitas gostaram dos resultados dessa nova modalidade.
Mesmo o que antes era impensável se tornou possível, como ter times de atendimento e suporte trabalhando remotamente sem qualquer prejuízo à qualidade do atendimento prestado.
A redução de custos com espaço físico, maior satisfação da equipe e aumento da produtividade são fatores que tornam o modelo ainda mais atrativo.
Para que tudo se potencialize é necessário apenas um sistema efetivamente adequado, que centralize as informações de cada atendimento e garanta estabilidade contínua.
Com uma plataforma de atendimento como a da Opens é possível que seu time ofereça atendimento por telefone, chat e WhatsApp de forma contínua ainda que trabalhem de forma remota. Com todas essas soluções funcionando de forma virtual e centralizada, o resultado para o cliente será o mesmo (ou melhor) do que se o time estivesse todo presencialmente na empresa.
A plataforma de atendimento como a da Opens é ideal e já foi testada e aprovada por centenas de times que atuam remotamente.
#3 Atendimento humanizado
A euforia de automatizar todo o atendimento já passou, uma vez que as empresas perceberam que esse tipo de estratégia piora muito a qualidade do atendimento - e a experiência do cliente.
Por outro lado, é claro que as soluções de comunicação inteligente precisam estar presentes para garantir maior produtividade, rapidez e economia, permitindo que um número maior de chamadas sejam atendidas e problemas solucionados.
O segredo é entender quando e como a automação deve ser utilizada, e quando só um atendente humano pode resolver.
Identificar o cliente, criar URAs mais orgânicas e simples, bem como garantir que o próprio atendente já tenha todas as informações e histórico do cliente são medidas que ajudam a tornar o atendimento mais humanizado.
Até porque, vivemos em tempos em que é mais fácil ouvir uma gentileza da Alexa em algum aparelho da Amazon do que ser atendido com gentileza por um atendente de callcenter.
Essa inversão não pode acontecer e é necessário que o cliente se sinta acolhido e bem atendido em todos os canais, seja com automações e Inteligência Artificial, seja interagindo com alguém da equipe de suporte ou atendimento.
#4 Decisões baseadas em dados
Cada vez mais as decisões dos departamentos como Customer Success, Customer Service e Suporte dependerão menos de feeling e mais de dados objetivos.
Por isso, contar com um sistema que organize as informações e utilize inteligência para colher e organizar dados é fundamental. Só tendo acesso aos números do atendimento ao cliente será possível fazer os ajustes necessários para oferecer a melhor experiência ao cliente, potencializando os recursos da empresa - especialmente o tempo da sua equipe.
Sua plataforma de comunicação precisa estar conectada ao seu CRM e Help Desk, por exemplo, garantindo um cruzamento valioso de informações.
Com certeza o ano de 2023 trará ainda muitas outras mudanças e inovações na área da comunicação e do atendimento ao cliente. Contar com um parceiro como a Opens, sempre à frente das tendências e pronto para colocar em prática estratégias que melhorem seus resultados é fundamental.
Para saber mais sobre as soluções oferecidas pela nossa plataforma de comunicação, que alia comunicação por voz, telefone, chat e API do WhatsApp, deixe seus dados abaixo que nosso time entrará em contato para uma rápida demonstração.
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