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Atendimento
Personalização do atendimento: entenda como seu cliente espera ser atendido
Personalização do atendimento: entenda como seu cliente espera ser atendido
Entenda como seu cliente espera ser atendido, personalize seu atendimento e entregue a melhor experiência ao seu público
Entenda como seu cliente espera ser atendido, personalize seu atendimento e entregue a melhor experiência ao seu público
Você já ouviu falar em consumidor 4.0? Podemos dizer que é o cliente atual, resultado da evolução digital e do amplo acesso à tecnologia.
Um cliente com alto nível de exigência e que deseja bem mais do que consumir um produto ou serviço, ele quer viver uma experiência.
Vamos saber mais sobre como a sua empresa pode proporcionar um atendimento personalizado e fazer a diferença na experiência do cliente?
As expectativas dos Clientes 4.0
A transformação digital mudou o comportamento social como um todo e, naturalmente, impactou o consumo. Essa evolução moldou o comportamento dos consumidores e, para a gente entender um pouco melhor como foi essa trajetória, vamos retomar resumidamente as principais características de cada perfil:
- Clientes 1.0: orientado pelo preço, especialmente pela falta de variedade, o custo-benefício era o mais importante em cada compra;
- Clientes 2.0: as marcas ganham importância na vida das pessoas e o marketing começa a influenciar as decisões de compra.
- Clientes 3.0: as segmentações e nichos de mercado ganham força e, com isso, o entendimento do consumidor da sua capacidade de influenciar a demanda e a criação de produtos e serviços mais bem alinhados com as suas preferências.
Hoje, o cliente 4.0 é o resultado de todos os meios que estão à sua disposição. Por isso, bem mais do que comprar, os consumidores desejam viver uma experiência que una o produto a todos os canais e plataformas onde ele está conectado. Um processo muito mais completo que exige estratégias, personalização e adaptação total ao digital para atrair esses clientes.
Como a personalização melhora a experiência do cliente?
Diante de um cliente que exige um contato alinhado ao seu jeito de pensar, nada mais natural do que buscar a personalização como forma de humanizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.
Personalização é muito mais do que um sorriso no rosto e usar o nome do cliente, significa conhecer a fundo o seu público e com quem está falando. É construir uma relação de longo prazo, mantendo contato frequente e prestando assistência após uma compra. É ter soluções que permitam que você se adiante à necessidade daquele cliente específico e o faça se sentir conhecido.
E a gestão do conhecimento também é fundamental para desenvolver aprendizagem empresarial e garantir que a informação essencial circule entre todos na empresa. Em outras palavras, personalização é relacionamento. Mas como tudo isso pode melhorar a experiência do cliente?
Emocional que conquista
Todos queremos nos sentir importantes e conhecidos, sentir que nossas opiniões são ouvidas e levadas em consideração.
Personalizar o atendimento aproxima e gera conexão com o cliente, é como disse Dale Carnegie: "Lembre-se que o nome de uma pessoa é para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma". Esse pode ser o seu ponto de partida para criar um storytelling e aprofundar o relacionamento com seus clientes.
Esforço reduzido
Somos programados para economizar esforços, mas muitas empresas esquecem disso na hora de atender.
Fica muito mais fácil interagir com clientes que você já conhece e é fundamental estar preparado para poupar o cliente ao máximo. Se você pode pular a etapa em que o cliente precisa se identificar ou repetir todas as informações a cada novo contato com sua empresa, certamente já sairá na frente.
Sucesso do cliente, o famoso Customer Success
Quando falamos de Customer Experience (CX), não pense apenas no momento, mas em toda a jornada. A satisfação do cliente passa por trazer personalização a todas as etapas, melhorando a experiência e aumentando as chances de que o cliente tenha o sucesso esperado ao usar o produto ou serviço, garantindo maior fidelidade.
Lembre-se ainda que a jornada de cada cliente é diferente e sua empresa precisa estar atenta a esse movimento.
Necessidades atendidas
Personalização vai além do simples atendimento, é preciso customizar as soluções também. Afinal, nem todo cliente precisa do mesmo atendimento ou suporte em todos os momentos, não é verdade?
Conhecer o cliente permite identificar qual necessidade precisa ser atendida em cada ponto da jornada, oferecendo a solução e experiência que ele espera. Oferecer uma boa experiência do cliente só é possível quando você conhece as expectativas e desejos do seu cliente em sua individualidade.
Personalização em múltiplos canais
Melhorar a experiência do cliente também é personalizar o atendimento por telefone, chat e WhatsApp, permitindo ao cliente trafegar entre o canal que melhor atende sua necessidade no momento. Empresas que querem se manter relevantes precisam ser Multicanais.
Conte com a Opens e as nossas soluções de integração para sua empresa manter a personalização do atendimento em múltiplas plataformas.
Uma grande oportunidade de diferenciação para quem agir agora
As demandas de mercado impulsionadas pelo perfil do cliente 4.0 estão aí, mas muitas empresas ainda não estão preparadas para trabalhar a experiência do cliente. Há muito espaço para novas soluções e a dica para a sua empresa é praticar a escuta ativa e investir em tecnologias para personalizar o atendimento, saindo na frente para conquistar e fidelizar.
Desenvolver o relacionamento com o cliente 4.0 é essencial e não é fácil alcançar a sua satisfação. É um cliente exigente, conectado e deseja viver uma experiência de consumo em todos os pontos de interação com a marca.
Já se perguntou como a sua empresa está preparada para o que esse cliente busca? Para sair na frente: presença online, personalização do atendimento e inovação para estar cada vez mais alinhado ao seu jeito de ser e de pensar. A Opens pode te ajudar neste desafio, clique aqui e fale com nossos especialistas.
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A transformação digital mudou o comportamento social como um todo e, naturalmente, impactou o consumo. Essa evolução moldou o comportamento dos consumidores e, para a gente entender um pouco melhor como foi essa trajetória, vamos retomar resumidamente as principais características de cada perfil:
- Clientes 1.0: orientado pelo preço, especialmente pela falta de variedade, o custo-benefício era o mais importante em cada compra;
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Hoje, o cliente 4.0 é o resultado de todos os meios que estão à sua disposição. Por isso, bem mais do que comprar, os consumidores desejam viver uma experiência que una o produto a todos os canais e plataformas onde ele está conectado. Um processo muito mais completo que exige estratégias, personalização e adaptação total ao digital para atrair esses clientes.
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Personalização é muito mais do que um sorriso no rosto e usar o nome do cliente, significa conhecer a fundo o seu público e com quem está falando. É construir uma relação de longo prazo, mantendo contato frequente e prestando assistência após uma compra. É ter soluções que permitam que você se adiante à necessidade daquele cliente específico e o faça se sentir conhecido.
E a gestão do conhecimento também é fundamental para desenvolver aprendizagem empresarial e garantir que a informação essencial circule entre todos na empresa. Em outras palavras, personalização é relacionamento. Mas como tudo isso pode melhorar a experiência do cliente?
Emocional que conquista
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Somos programados para economizar esforços, mas muitas empresas esquecem disso na hora de atender.
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Quando falamos de Customer Experience (CX), não pense apenas no momento, mas em toda a jornada. A satisfação do cliente passa por trazer personalização a todas as etapas, melhorando a experiência e aumentando as chances de que o cliente tenha o sucesso esperado ao usar o produto ou serviço, garantindo maior fidelidade.
Lembre-se ainda que a jornada de cada cliente é diferente e sua empresa precisa estar atenta a esse movimento.
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Desenvolver o relacionamento com o cliente 4.0 é essencial e não é fácil alcançar a sua satisfação. É um cliente exigente, conectado e deseja viver uma experiência de consumo em todos os pontos de interação com a marca.
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