Foi-se o tempo em que as vendas por telefone funcionavam com métodos tradicionais. Hoje em dia, com tanta informação disponível na internet, vender pelo telefone requer técnicas mais avançadas, que visam compreender a fundo o perfil do cliente e estreitar os laços de confiança com ele.

Inclusive, um dos grandes diferenciais da prospecção pelo telefone é que esse canal permite uma relação mais próxima com o cliente, o que favorece uma abordagem humanizada. Esse tipo de abordagem, aliada a uma plataforma inteligente, é o segredo para ganhar clientes e acelerar as vendas. Continue a leitura e entenda como funciona!

Como alavancar suas vendas por telefone?

Confira algumas estratégias para otimizar o contato telefônico e impulsionar a decisão de compra:

Identifique o perfil do cliente

Como o vendedor está fazendo o contato por meio de um canal tão pessoal, é preciso caprichar na abordagem para que os clientes não se sintam “enrolados”. Portanto, procure mapear o perfil de cada consumidor antes de fazer a ligação e ofereça um atendimento personalizado desde o primeiro contato.

Faça uma abordagem consultiva

Em poucas palavras, fazer uma abordagem consultiva significa oferecer uma espécie de consultoria sobre o produto ou serviço à venda. Dessa forma, fica muito mais fácil de o cliente compreender que de fato precisa daquela solução. Além disso, ele passará a ver o vendedor como alguém que está interessado em ajudar e não em vender só por vender.

Invista em um sistema de telefonia inteligente

Realmente não é fácil combinar pessoas e sistemas de modo a prestar um atendimento telefônico diferenciado. Encontrar a plataforma certa é o primeiro passo para prospectar de forma bem-sucedida por esse meio. Um dos maiores desafios é fazer com que o cliente tenha de imediato a resposta que procura.

É exatamente isso o que um sistema de telefonia inteligente faz, organizando com precisão o fluxo de chamadas e garantindo que nenhuma ligação passe despercebida. Dessa forma, com as demandas atendidas de prontidão, o cliente se sente muito mais seguro e confiante para fechar o negócio.

Como uma plataforma inteligente de telefonia otimiza o processo de vendas?

Uma plataforma inteligente de telefonia permite distribuir e gerenciar de forma estratégica as ações de vendas por telefone. O sistema armazena dados importantes e gera relatórios completos sobre cada chamada, o que é essencial para que as equipes possam identificar eventuais gargalos do processo e avaliar se os métodos utilizados estão dando o resultado previsto.

Essas ferramentas são essenciais para melhorar a performance nos atendimentos e ganhar mais clientes. Um exemplo é o SNEP 7, uma solução de telefonia inteligente da Opens. Em seguida, explicamos como essa solução funciona na prática.

Diferenciais e funcionalidades do SNEP 7

O SNEP 7 é uma plataforma de telefonia conectada à nuvem (cloud connected) e multicamadas, que conta com recursos computacionais on-demand. Um dos diferenciais do sistema é justamente ser um serviço sob demanda, ou seja, implantado conforme o modelo de negócio e a infraestrutura de cada empresa. Assim, os gestores não precisam se preocupar com recursos extras e conseguem implantar a telefonia inteligente sem complexidade.

O servidor pode ser físico ou cloud, conforme a necessidade da instituição. Além disso, a Opens oferece um pacote completo — software, hardwares, implantação e suporte — o que garante a praticidade da instalação e permite manter o sistema sempre atualizado para atender o cliente como ele merece. Com essa solução, a empresa otimiza o fluxo de trabalho e mantém os atendentes alinhados.

As empresas de tecnologia, que trabalham com o modelo SaaS já estão utilizando o SNEP 7 para alavancar suas vendas pelo telefone. Veja mais sobre as aplicações específicas para o setor neste outro artigo!

Entre as funcionalidades do SNEP 7 destacam-se o monitoramento de chamadas, o armazenamento de dados e a segurança na rede de comunicação por voz. A ferramenta conta com uma série de recursos que favorecem as técnicas de abordagem, como alertas de tentativas de contato, recuperação de chamadas perdidas, personalização da URA e integração com softwares de CRM.

Outro diferencial da plataforma é o módulo Q-Manager, que permite acompanhar as operações em tempo real e fornece relatórios completos de produtividade das equipes. Essa ferramenta é especialmente útil para os gestores, pois possibilita acompanhar de perto o time de vendas e tomar decisões estratégicas com base no desempenho das equipes.

Em poucos cliques, o Q-Manager levanta indicadores cruciais para a administração das centrais de atendimento, como o tempo total que os atendentes passaram em chamadas, o número de ligações realizadas e quantas delas foram atendidas. Esse monitoramento pode ser feito de qualquer lugar, o que traz ainda mais flexibilidade e praticidade na gestão das operações.

Quem também sai ganhando com tudo isso é o próprio cliente, que passa a ser atendido de maneira cada vez mais personalizada e voltada para as suas reais necessidades e expectativas. Assim, o sucesso das vendas por telefone estará garantido.

A Opens tem a solução na medida certa para o seu negócio. Conheça o SNEP 7 e transforme a telefonia da sua empresa agora mesmo!