Caprichar no atendimento ao cliente pelo telefone é uma das maneiras mais eficientes de cativá-lo já no primeiro contato com a empresa. 

Mesmo que o consumidor esteja ligando apenas para tirar uma dúvida, o fato de ser tratado de forma diferenciada fará com que ele se sinta à vontade para contar com aquele produto ou serviço que você oferece.

Mas onde a tecnologia entra nisso tudo? 

A resposta é simples: proporcionando aos atendentes todas as condições necessárias para fazer a melhor abordagem possível, que respeite o perfil de cada cliente e ofereça exatamente o que ele precisa naquele momento. 

Assim, não haverá motivo para que o consumidor desista da negociação.

Muitas empresas já estão buscando esse caminho ao migrar da telefonia convencional para a IP

No entanto, hoje em dia existem soluções para ir além e descomplicar ainda mais o processo, implantando uma plataforma de telefonia inteligente feita sob demanda para o seu negócio. 

Uma ferramenta com esta característica permite que você adeque a instalação para seu caso de uso e estrutura. 

Isso porque, também pode funcionar de forma híbrida: mesmo utilizando hardwares físicos (server on-premises), oferecem um serviço em nuvem, que pode ser aplicado de acordo com a necessidade da empresa. 

Com isso, torna, de fato, a telefonia corporativa eficiente e inteligente, sendo uma ótima oportunidade para otimizar todo o trabalho da empresa e melhorar a comunicação. 

Continue a leitura e surpreenda-se com os benefícios!

Quais os diferenciais de uma plataforma inteligente?

Uma solução de telefonia inteligente, como o SNEP 7 da Opens, possibilita que os gestores tenham total controle sobre as operações, entendendo por completo o que se passa em cada ligação. 

A seguir, listamos os diferenciais que fazem valer o custo-benefício desse investimento.

Permite personalizar os fluxos

Com uma plataforma telefônica inteligente, você personaliza o fluxo de chamadas e a URA de atendimento para direcionar o cliente ao setor mais adequado àquela tratativa. 

Isso evita que ele fique muito tempo aguardando na fila ou, pior, que ele seja atendido, mas não consiga a resposta que está buscando.

Também é possível configurar o sistema para que o consumidor solicite um retorno caso não queira aguardar na linha. 

Inclusive, outra funcionalidade de um bom software de telefonia é justamente notificar os atendentes por e-mail a cada chamada não atendida. Dessa forma, é garantido que nenhum cliente ficará sem o devido retorno.

Aplica pesquisa de satisfação

Quem oferece atendimento ao cliente pelo telefone sabe o quanto é importante fazer uma pesquisa de satisfação para mensurar a qualidade do serviço prestado. 

Isso é fundamental para o processo de tomada de decisões na empresa, permitindo que os gestores identifiquem os pontos de melhoria.

O SNEP 7 da Opens já vem com essa funcionalidade no sistema. Basta configurar a central para aplicar o Customer Satisfaction Score (CSAT) no final de cada chamada, o que pode ser feito por meio de áudios que direcionam o consumidor para a pesquisa. 

Ou, então, pelos próprios operadores no momento exato da ligação.   

Gera indicadores de desempenho

A tecnologia impulsionou a análise de dados e a gestão de informações em empresas dos mais variados portes e segmentos. 

Para quem trabalha com uma plataforma de telefonia inteligente, essa análise ganha nível máximo de confiança e agilidade, proporcionando aos gestores uma série de indicadores internos e externos baseados em estatísticas.

Dá para saber, por exemplo: 

  • O horário de pico das chamadas telefônicas; 
  • O número total de ligações recebidas;
  • O total de chamadas atendidas por dia; 
  • O tempo médio de espera na fila de atendimento.

Além de outros dados cruciais que permitem redirecionar sua equipe e criar uma força-tarefa específica para as demandas mais urgentes.

Facilita a gestão e os treinamentos

Ter um time de operadores alinhados é imprescindível para a padronização do atendimento e otimização do fluxo de trabalho. 

Uma plataforma inteligente permite gravar chamadas ou escutá-las de modo passivo para entender como é feito o atendimento, além de fornecer relatórios completos sobre o desempenho de cada operador. 

Tudo isso facilita a gestão das equipes e torna os treinamentos muito mais assertivos.

Afinal, com os relatórios em mãos, o gestor consegue identificar onde estão os eventuais gargalos do processo e, então, repassar aos atendentes os pontos exatos de melhoria na busca por um atendimento personalizado

Do mesmo modo, os atendimentos “que deram certo” também ficam registrados, servindo como base para replicar estratégias de sucesso entre os times.

O que considerar na contratação do serviço?

Se você deseja investir em uma plataforma de telefonia inteligente, o primeiro passo é compreender as demandas da sua empresa para buscar uma solução feita sob medida conforme essas necessidades. 

Assim, é garantido que todas as funcionalidades da solução serão exploradas ao máximo, com foco em corresponder às expectativas do cliente e aproximá-lo do seu negócio.

Também é importantíssimo avaliar se a solução oferece suporte para manter a plataforma sempre atualizada, além de treinamentos para que os gestores possam se familiarizar com o sistema.

Quanto aos equipamentos, eles devem ser compatíveis com seu modelo de negócio, até para descomplicar o processo de implantação da central. Por isso, reforçamos a necessidade de contar com um serviço on demand.

Ficando atento a esses quesitos, transformar a telefonia da sua empresa será muito mais fácil do que você imagina. Além de garantir o melhor atendimento ao cliente pelo telefone, você elevará sua marca a um patamar moderno e iniciará um modelo impecável de gestão.

Quer entender melhor essa relação entre transformação digital e atendimento de primeira? Então baixe este guial completo sobre telefonia para empresas para melhorar o atendimento aos seus clientes!

Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar.