Todo gestor de televendas sabe da importância de manter uma estrutura organizada, com fluxos bem direcionados e operadores devidamente engajados. 

Porém, na prática, não é simples chegar a esse resultado. O que se vê com frequência são inúmeras chamadas perdidas, demandas sem tratativa e clientes insatisfeitos.

Infelizmente, não existe uma solução mágica para esses problemas. Mas, com certeza, o jeito mais eficaz de organizar sua telefonia e parar de perder vendas é investindo em uma plataforma inteligente

Somente com o apoio da tecnologia de ponta é possível fazer uma boa gestão tanto dos clientes quanto dos operadores. Continue a leitura e saiba mais a respeito!

As melhores dicas para organizar seu call center

Quem recorre ao telefone para entrar em contato com uma empresa é porque certamente tem urgência em resolver determinada questão – seja para a compra de um produto ou serviço em si, seja para solucionar dúvidas ou obter suporte com o produto adquirido. 

Em qualquer situação, ter um call center organizado é essencial para garantir que o cliente será correspondido. Vamos às melhores dicas para fazer isso na prática.

Analise os indicadores do processo

É impossível falar de televendas sem falar dos indicadores do processo de telefonia. A análise das métricas de atendimento é parte imprescindível de um bom planejamento estratégico. Afinal, sem saber quais resultados sua empresa vem alcançando, não dá para identificar os eventuais gargalos do funil e os pontos de melhoria.

Mas você deve estar se perguntando como fazer isso sem comprometer o tempo operacional das equipes, já que esse processo de análise é minucioso, sobretudo para um call center que trabalha com grande volume de dados. 

É aí que a tecnologia entra em cena para otimizar a coleta e a interpretação dos indicadores, a partir de um sistema automatizado que torna tudo mais fácil, ágil e confiável.

Fundamente os treinamentos

A análise das métricas do negócio é indispensável também na preparação e condução dos treinamentos. 

Ter em mãos relatórios com indicadores da empresa e das equipes ajuda a fundamentar os feedbacks para que seu time comercial entenda de fato onde estão os gargalos. 

Assim, tanto o gestor quanto os operadores poderão redirecionar seus esforços de forma mais assertiva para corrigir os problemas antes de se agravarem.

Alguns exemplos desses indicadores são o tempo médio de espera na fila, o tempo médio de atendimento, o número de ligações não atendidas e até o nível de satisfação do cliente – que também é possível obter com o uso de uma plataforma de telefonia inteligente.

Outra importante funcionalidade desse tipo de plataforma é a gravação das chamadas para que o gestor possa fazer uma escuta atenta, visando não só identificar gargalos, mas replicar padrões de sucesso nos atendimentos.

Invista em tecnologia de ponta

Com as dicas anteriores, já deu para perceber que dispensar o auxílio da tecnologia significa ficar à deriva no mercado atual das televendas, o qual não permite decisões baseadas em “achismos” ou em meras intuições. 

O trabalho com vendas é exato, por isso, contar com a confiabilidade dos dados para guiar as operações facilita bastante o relacionamento com o cliente.

Quando você tem o registro de interações do consumidor integrado ao seu sistema de telefonia, por exemplo, saberá ao certo qual o histórico dele com a empresa, quais as principais dores envolvidas no processo de compra e como anda o nível de satisfação dele com a marca. 

Tudo isso é crucial para fazer uma abordagem personalizada e com argumentos impecáveis.

O papel da telefonia inteligente no cenário de televendas

Podemos dizer que uma solução de telefonia inteligente atua em três frentes principais:

  • Atendimento ao cliente;
  • Gestão da informação;
  • Gestão dos operadores.

A seguir, falaremos mais desses aspectos citando as vantagens que uma plataforma automatizada traz para o cenário de televendas.

Agilidade e eficiência nos atendimentos

Com a personalização dos fluxos de chamada e da URA de atendimento, o encaminhamento das chamadas fica bem mais assertivo e ágil. Isso encurta as filas de espera e faz com que as demandas dos clientes nunca passem despercebidas. 

Pode até acontecer de algum operador não conseguir solucionar a questão de imediato, mas com certeza ele saberá para onde direcionar o fluxo se tiver o apoio de uma plataforma inteligente.

Recuperação de chamadas perdidas

Além de ganhar rapidez e eficiência, o call center ganha confiabilidade no processo de gestão da informação, considerando-se que a mensuração dos indicadores será automática e dará uma visão completa do andamento das operações.

É possível saber, por exemplo, quantas chamadas não foram atendidas e quais clientes solicitaram retorno. Também dá para identificar o horário de pico das ligações, de modo a redirecionar a força-tarefa sempre que necessário.

Abordagem consultiva e personalizada

Um call center organizado e com fluxos estruturados de forma adequada permite que os atendentes tenham mais tempo para se dedicarem ao que é mais importante: a preparação da abordagem consultiva e focada no perfil de cada cliente. 

É isso que reforçará a relação de confiança entre as partes e encurtará a decisão de compra, gerando resultados surpreendentes. 

Você sabe: quanto maior o número de vendas, maior a motivação das equipes para baterem metas cada vez mais desafiadoras. 

Portanto, se você deseja transformar seu call center em uma verdadeira máquina de vendas, comece organizando a sua telefonia com uma plataforma inteligente e modernize o seu relacionamento com o cliente hoje mesmo!

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