Buscar por novas soluções de telefonia e migrar as chamadas da sua empresa de analógica para digital (VoIP) é um passo importante para melhorar seu contato com o cliente, ter mais qualidade nas ligações, otimizar processos internos de atendimento, e claro, reduzir custos. Mas, qual a melhor forma de implementar estas novas tecnologias de comunicação: utilizando server local ou cloud? É possível ter um modelo híbrido?

Para responder essas perguntas, vamos apresentar as principais características dessas duas possibilidades de central para VoIP e mostrar os pontos positivos e negativos de cada uma. Assim, você terá mais base para decidir qual delas se encaixa melhor para sua empresa.

Pontos positivos e negativos de cada uma destas soluções de telefonia

Server local 

O servidor local (server on-premises) de uma central telefônica é um equipamento físico que deve ficar em cada unidade da empresa. Para fazer a migração e garantir que telefonia com um server local funcione corretamente, é praticamente indispensável ter uma boa equipe de TI disponível para resolver diferentes questões, como ajustes de ramais e URA, backups, segurança, etc. 

Além disso, ao instalar o(s) aparelho(s), será preciso adotar medidas para protegê-lo(s) contra eventuais problemas de segurança de dados e quedas de luz ou acidentes que podem danificar ou causar instabilidade no sistema da central telefônica. 

Porém, por outro lado, o server local não fica vulnerável a falhas na rede de internet e, portanto, é mais estável e seguro em relação a ataques que a cloud. Outro aspecto é se na sua localidade a largura de banda for limitada para atender com eficiência a quantidade de ramais e ligações simultâneas desejada. Neste caso, o server local é mais recomendado, já que ele não depende tanto dos provedores. 

Confira mais pontos positivos e negativos de implementar soluções de telefonia em server local:

Pontos positivos

  • Não depende de alta qualidade da rede de internet;
  • Maior estabilidade em casos de falhas na internet;
  • Maior segurança em relação a ataques online e perda de dados.

Pontos negativos

  • Equipe interna de TI qualificada para instalação e manutenção preventiva e corretiva;
  • Gastos maiores com equipamentos e cabeamento;
  • Possível necessidade de compra de mais memória ou servidor dedicado;
  • Atualizações e mudanças na configuração do software podem ter custos adicionais;
  • Risco de perder dados caso o servidor local sofra algum dano acidentalmente –  como incêndios, desastres naturais ou descargas elétricas.

Cloud

Ao optar por soluções de telefonia baseadas em cloud, o servidor será hospedado na nuvem ou seja,  fora da empresa, e interligado com os ramais por meio da internet. Por isso, a sua empresa precisa ter uma infraestrutura de rede de internet de qualidade – com boa largura de banda – para suportar a demanda de um sistema PABX totalmente virtual.

Antes de optar por soluções de telefonia cloud, você precisa checar se a região onde fica localizada a empresa conta com bons provedores de internet. Isso é fundamental para que a telefonia funcione corretamente, suportando e atendendo toda a demanda de ramais e dados. Também é preciso informar-se sobre planos de contingência em caso de instabilidade ou falhas no sinal. 

Em relação aos custos, o sistema cloud é, de forma geral, mais econômico. Isso porque, se você escolher um bom parceiro para este serviço, ele incluirá toda a gestão da parte técnica que ficaria a cargo de uma equipe de TI interna. Ou seja, mudanças na configuração, suporte, backups, segurança e atualização do sistema fazem parte do pacote. 

Veja os principais pontos positivos e negativos de utilizar a cloud:

Pontos positivos

  • Mais agilidade de armazenamento e recuperação de dados e do software, pois tudo será salvo automaticamente na nuvem;
  • Elasticidade para expandir ou adaptar o sistema, sem se preocupar em comprar mais memória ou equipamentos;
  • Possibilidade de integrar com  sistemas de gestão, como ERPs e CRMs;
  • Ter a equipe de TI voltada a questões mais estratégicas, já que não é necessário que o time fique dedicado à operação da telefonia; 
  • Menor gasto com hardwares e estrutura se comparado a um servidor físico.

Pontos negativos

  • Exige muita infraestrutura de rede de internet (largura de banda);
  • É preciso fazer planos de contingência para evitar que possíveis falhas na rede afetem o serviço (como ter um link de internet de backup);
  • O servidor e as aplicações enviadas para a nuvem precisam ser compatíveis;
  • Mais vulnerabilidade a ataques cibernéticos (a não ser que a solução contratada cumpra protocolos de segurança com criptografia para proteger os dados da sua empresa).

Plataforma inteligente oferece flexibilidade e elasticidade

Ainda está em dúvida e  não sabe se vai optar pelo server local ou cloud? Sem problemas. Hoje já é possível contar com soluções inteligentes para telefonia corporativa. Um dos grandes diferenciais destas plataformas é a flexibilidade,  já que o sistema pode ser estruturado em nuvem externa, local ou de forma híbrida. 

Assim, mesmo quando são utilizados hardwares físicos (server on-premises), é possível oferecer um serviço em nuvem, que pode ser aplicado de acordo com a necessidade de cada empresa. 

Além disso, os recursos de comunicação podem ser facilmente adequados conforme as necessidades de expansão ou redução da estrutura da empresa, sem necessidade de migrações complexas. Com flexibilidade, essa modalidade de telefonia inteligente pode ser adaptada à realidade e ao comportamento de mercado de cada segmento.

Quer saber mais sobre soluções de telefonia eficientes? Confira nosso post sobre O que a TI ganha com um sistema PABX inteligente.