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Produto

Jornada Personalizada

Trate seu cliente como único com fluxos de atendimento personalizados conforme a necessidade dos seus clientes

Eficiência Corporativa

A plataforma 

ideal para 

gestores e líderes preocupados com a satisfação de seus clientes

Multicanais

A conexão com seu cliente é tudo para nós! Integre seus canais de contato e acompanhe seus clientes em um só lugar

Integrações

Se conecte a CRMs, HelpDesks e ERPs para fornecer uma experiência fluída e mais personalizada ao seu cliente

Soluções

Jornada Personalizada

Trate seu cliente como único com fluxos de atendimento personalizados conforme a necessidade dos seus clientes

Eficiência Corporativa

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Atendimento

Saiba tudo sobre a telefonia em nuvem para empresas

Saiba tudo sobre a telefonia em nuvem para empresas

Descubra como a telefonia em nuvem funciona e pode ser fundamental para sua empresa

Descubra como a telefonia em nuvem funciona e pode ser fundamental para sua empresa

Escrito por

Opens Tecnologia

Publicado em

2023-01-26

Empresas que visam a qualidade sempre procuram as melhores soluções dentro do mercado. Hoje em dia é imprescindível ter um bom alinhamento entre as equipes para proporcionar ao cliente uma boa experiência, especialmente em um canal tão direto quanto o telefone. Para isso a telefonia em nuvem para empresas é ideal.

Esse sistema de telefonia, também chamado de telefonia em cloud, traz vantagens como economia de recursos, mobilidade, segurança e otimização dos processos internos da sua empresa.

 

O que é telefonia em nuvem?

A telefonia em nuvem nada mais é do que uma tecnologia que estrutura a realização de chamadas VoIP na internet, ou seja, em servidores online, armazenando a interface do sistema.

Portanto, a telefonia em nuvem elimina e estrutura física que trabalha suas funções de central dentro do próprio hardware, como um provedor, e precisa de toda uma estrutura com aparelhos, cabos de rede e conectores específicos para o funcionamento.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a telefonia em nuvem e se ela realmente é a mais adequada para a sua empresa? Confira, a seguir, o que é preciso levar em conta ao implementar essa tecnologia.

 

Como funciona a telefonia em nuvem para empresas

De modo geral, quem optar pela telefonia em nuvem precisa, principalmente, ter uma boa conexão, já que todos os serviços e funcionalidades de central e as chamadas serão feitos usando a internet. Já as chamadas entre ramais dispensam rede dedicada.

Há três meios de fazer e receber ligações por meio da telefonia nuvem. Veja a seguir:

  • Adaptação do telefone analógico convencional – para quem tem um telefone analógico e quer utilizá-lo para chamadas por VoIP, pode usar um ATA (Adaptador de Telefone Analógico). O adaptador converterá o sinal analógico em digital, para transmissão da ligação pela internet;

  • Com o telefone IP – o aparelho IP é de uso específico para serviços VoIP. Pode ser ligado diretamente ao modem de internet, roteador ou switch, já fazendo a transmissão do sinal digital pela internet;     

  • Com o Softphone – este é o software específico para a telefonia em nuvem, que transforma cada computador, tablet ou notebook da sua empresa em “telefones” para fazer ligações pela internet. Também pode ser instalado em smartphones. 

O Softphone, muito utilizado por empresas que querem oferecer melhor atendimento a seus clientes, bem como por aquelas que contam com times remotos ou híbridos, pode ter mais funcionalidades implementadas e controladas em nuvem, sendo a própria central em si, só que de forma totalmente virtualizada. 

 

Possibilidades da telefonia em nuvem para empresas

A telefonia em nuvem, pode facilitar muito o dia a dia da empresa. Isso porque, esse modelo é o que permite acompanhar todos os avanços da tecnologia para ligações. Além disso, traz alguns benefícios. Listamos os principais e também alguns contrapontos para você ficar atento.

Pontos positivos

  • Instalação e integração facilitada – pode ser facilmente implementada, pois não precisa de inúmeros equipamentos e cabeamentos – qualquer dispositivo conectado pode realizar chamadas. Ao contratar o serviço, o fornecedor é responsável por instalar o software e mantê-lo atualizado e em funcionamento. Pode também ser integrado a outros sistemas como CRM;

  • Facilidade na incorporação e uso de funcionalidades – rapidamente, podem ser implementadas funcionalidades como fila e gravação de chamadas, transferência de ramais. Relatórios de ligações recebidas, realizadas e não atendidas, URA personalizada, teleconferências ilimitadas com vários participantes, encaminhar correios de voz por e-mail, etc. E o próprio usuário consegue fazer a configuração e gerenciamento;

  • Escalabilidade e mobilidade – facilidade no acréscimo de novos usuários, permitindo que a empresa expanda sua estrutura de atendimentos com menos gastos. Também pode ser utilizada para chamadas para e de qualquer lugar do mundo (viagens ao exterior, home office, palestras em outras cidades etc.) com o mesmo número VoIP e estrutura de central virtual.

Pontos de atenção

  • Conexão – se a sua internet não for veloz e com um bom pacote de dados, isso também pode prejudicar – e muito – a estabilidade das chamadas, comprometendo o trabalho dos funcionários e o relacionamento eficaz com os clientes. Aqui na Opens resolvemos essa questão para nossos clientes, pois trabalhamos com servidor próprio, garantindo segurança e estabilidade no uso da tecnologia VoIP;

  • Segurança dos dados – se sua empresa não contar com um fornecedor experiente e reconhecido, pode haver problemas de segurança e proteção de dados. Portanto, é fundamental contar com uma empresa que tenha bom histórico no mercado e possa lhe garantir toda segurança.

Diante do que vimos até agora, você deve estar se perguntando se realmente a telefonia em nuvem é a melhor solução para o seu negócio. Por isso, é preciso entender bem o funcionamento desta tecnologia e considerar alguns pontos específicos antes de optar por ela. 

 

A questão é garantir um bom atendimento

Toda tecnologia usada pela sua empresa, especialmente na área de vendas, suporte e SAC, deve estar integralmente a serviço de garantir uma boa experiência a seu cliente, ajudando sua equipe a oferecer o melhor atendimento.

Nossa missão é uma só: aproximar o seu cliente do atendimento que ele precisa e é por isso que criamos soluções de atendimento que unem diversos canais como chat, telefone e WhatsApp (através do WhatsApp Business API oficial).

Mais do que isso, para que faça sentido e ajude sua equipe a prestar um bom atendimento é fundamental que a solução em comunicação esteja integrada a seus outros sistemas, como CRM e Help Desk. É por isso que nossa plataforma de atendimento conta com diversas integrações com os principais sistemas do mercado.

E como se não bastasse, nossos clientes tem todo apoio para organizar seus fluxos e estratégias de uso das nossas soluções de forma a potencializar o desempenho da equipe e a qualidade do atendimento prestado.


Mas então, o que devo escolher para minha empresa?

Atualmente todas as empresa podem – e devem- se beneficiar desse tipo de tecnologia.

As vantagens são muitas e as mudanças em como passamos a trabalhar no pós-pandemia indicam que cada vez mais modelos de trabalho como home office ou híbrido estarão presentes. Neste cenários, a telefonia em nuvem para empresas é ideal, já que seu time poderá atender aos clientes como se estivesse todo no mesmo lugar, sem qualquer dificuldade.

O que é importante na hora de migrar para telefonia VoIP em nuvem é contar com um parceiro que entenda tanto da tecnologia, como também de atendimento.

Aqui na Opens, há mais de 20 anos nós orientamos e ajudamos nossos clientes com muito mais do que tecnologias. Acompanhamos movimentos do mercado de atendimento ao consumidor, experiência e sucesso do cliente entre tantos outros.

Tudo isso é revertido nas orientações que podemos dar tanto na estruturação do seu sistema de atendimento, como também no contato contínuo que mantemos com cada cliente, buscando sempre aprimorar fluxos e formas de atendimento.

Para além de telefonia, contar com uma plataforma completa de comunicação como a da Opens permite que sua empresa hoje seja verdadeiramente Omnichannel, atendendo o cliente em diversos canais – mas centralizando informações em uma única plataforma.

É por isso que hoje é possível que atendimentos de telefonia, chat e WhatsApp sejam oferecidos pela sua empresa sem que seu time precise usar diversos programas – tudo fica centralizado em uma única plataforma, com relatórios, históricos e totalmente conectada ao seu CRM ou Help Desk.

O futuro da comunicação é na nuvem e todas as empresas podem se beneficiar, tendo soluções sob medida para seu momento atual e aptas a lhes ajudar a crescer cada vez mais.

Quer saber mais sobre como sua empresa pode se beneficiar? Entre em contato aqui e um de nossos especialistas entrará em contato para uma avaliação gratuita sobre como está seu atendimento ao cliente e quais as melhores estratégias para melhorar.


 

Empresas que visam a qualidade sempre procuram as melhores soluções dentro do mercado. Hoje em dia é imprescindível ter um bom alinhamento entre as equipes para proporcionar ao cliente uma boa experiência, especialmente em um canal tão direto quanto o telefone. Para isso a telefonia em nuvem para empresas é ideal.

Esse sistema de telefonia, também chamado de telefonia em cloud, traz vantagens como economia de recursos, mobilidade, segurança e otimização dos processos internos da sua empresa.

 

O que é telefonia em nuvem?

A telefonia em nuvem nada mais é do que uma tecnologia que estrutura a realização de chamadas VoIP na internet, ou seja, em servidores online, armazenando a interface do sistema.

Portanto, a telefonia em nuvem elimina e estrutura física que trabalha suas funções de central dentro do próprio hardware, como um provedor, e precisa de toda uma estrutura com aparelhos, cabos de rede e conectores específicos para o funcionamento.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a telefonia em nuvem e se ela realmente é a mais adequada para a sua empresa? Confira, a seguir, o que é preciso levar em conta ao implementar essa tecnologia.

 

Como funciona a telefonia em nuvem para empresas

De modo geral, quem optar pela telefonia em nuvem precisa, principalmente, ter uma boa conexão, já que todos os serviços e funcionalidades de central e as chamadas serão feitos usando a internet. Já as chamadas entre ramais dispensam rede dedicada.

Há três meios de fazer e receber ligações por meio da telefonia nuvem. Veja a seguir:

  • Adaptação do telefone analógico convencional – para quem tem um telefone analógico e quer utilizá-lo para chamadas por VoIP, pode usar um ATA (Adaptador de Telefone Analógico). O adaptador converterá o sinal analógico em digital, para transmissão da ligação pela internet;

  • Com o telefone IP – o aparelho IP é de uso específico para serviços VoIP. Pode ser ligado diretamente ao modem de internet, roteador ou switch, já fazendo a transmissão do sinal digital pela internet;     

  • Com o Softphone – este é o software específico para a telefonia em nuvem, que transforma cada computador, tablet ou notebook da sua empresa em “telefones” para fazer ligações pela internet. Também pode ser instalado em smartphones. 

O Softphone, muito utilizado por empresas que querem oferecer melhor atendimento a seus clientes, bem como por aquelas que contam com times remotos ou híbridos, pode ter mais funcionalidades implementadas e controladas em nuvem, sendo a própria central em si, só que de forma totalmente virtualizada. 

 

Possibilidades da telefonia em nuvem para empresas

A telefonia em nuvem, pode facilitar muito o dia a dia da empresa. Isso porque, esse modelo é o que permite acompanhar todos os avanços da tecnologia para ligações. Além disso, traz alguns benefícios. Listamos os principais e também alguns contrapontos para você ficar atento.

Pontos positivos

  • Instalação e integração facilitada – pode ser facilmente implementada, pois não precisa de inúmeros equipamentos e cabeamentos – qualquer dispositivo conectado pode realizar chamadas. Ao contratar o serviço, o fornecedor é responsável por instalar o software e mantê-lo atualizado e em funcionamento. Pode também ser integrado a outros sistemas como CRM;

  • Facilidade na incorporação e uso de funcionalidades – rapidamente, podem ser implementadas funcionalidades como fila e gravação de chamadas, transferência de ramais. Relatórios de ligações recebidas, realizadas e não atendidas, URA personalizada, teleconferências ilimitadas com vários participantes, encaminhar correios de voz por e-mail, etc. E o próprio usuário consegue fazer a configuração e gerenciamento;

  • Escalabilidade e mobilidade – facilidade no acréscimo de novos usuários, permitindo que a empresa expanda sua estrutura de atendimentos com menos gastos. Também pode ser utilizada para chamadas para e de qualquer lugar do mundo (viagens ao exterior, home office, palestras em outras cidades etc.) com o mesmo número VoIP e estrutura de central virtual.

Pontos de atenção

  • Conexão – se a sua internet não for veloz e com um bom pacote de dados, isso também pode prejudicar – e muito – a estabilidade das chamadas, comprometendo o trabalho dos funcionários e o relacionamento eficaz com os clientes. Aqui na Opens resolvemos essa questão para nossos clientes, pois trabalhamos com servidor próprio, garantindo segurança e estabilidade no uso da tecnologia VoIP;

  • Segurança dos dados – se sua empresa não contar com um fornecedor experiente e reconhecido, pode haver problemas de segurança e proteção de dados. Portanto, é fundamental contar com uma empresa que tenha bom histórico no mercado e possa lhe garantir toda segurança.

Diante do que vimos até agora, você deve estar se perguntando se realmente a telefonia em nuvem é a melhor solução para o seu negócio. Por isso, é preciso entender bem o funcionamento desta tecnologia e considerar alguns pontos específicos antes de optar por ela. 

 

A questão é garantir um bom atendimento

Toda tecnologia usada pela sua empresa, especialmente na área de vendas, suporte e SAC, deve estar integralmente a serviço de garantir uma boa experiência a seu cliente, ajudando sua equipe a oferecer o melhor atendimento.

Nossa missão é uma só: aproximar o seu cliente do atendimento que ele precisa e é por isso que criamos soluções de atendimento que unem diversos canais como chat, telefone e WhatsApp (através do WhatsApp Business API oficial).

Mais do que isso, para que faça sentido e ajude sua equipe a prestar um bom atendimento é fundamental que a solução em comunicação esteja integrada a seus outros sistemas, como CRM e Help Desk. É por isso que nossa plataforma de atendimento conta com diversas integrações com os principais sistemas do mercado.

E como se não bastasse, nossos clientes tem todo apoio para organizar seus fluxos e estratégias de uso das nossas soluções de forma a potencializar o desempenho da equipe e a qualidade do atendimento prestado.


Mas então, o que devo escolher para minha empresa?

Atualmente todas as empresa podem – e devem- se beneficiar desse tipo de tecnologia.

As vantagens são muitas e as mudanças em como passamos a trabalhar no pós-pandemia indicam que cada vez mais modelos de trabalho como home office ou híbrido estarão presentes. Neste cenários, a telefonia em nuvem para empresas é ideal, já que seu time poderá atender aos clientes como se estivesse todo no mesmo lugar, sem qualquer dificuldade.

O que é importante na hora de migrar para telefonia VoIP em nuvem é contar com um parceiro que entenda tanto da tecnologia, como também de atendimento.

Aqui na Opens, há mais de 20 anos nós orientamos e ajudamos nossos clientes com muito mais do que tecnologias. Acompanhamos movimentos do mercado de atendimento ao consumidor, experiência e sucesso do cliente entre tantos outros.

Tudo isso é revertido nas orientações que podemos dar tanto na estruturação do seu sistema de atendimento, como também no contato contínuo que mantemos com cada cliente, buscando sempre aprimorar fluxos e formas de atendimento.

Para além de telefonia, contar com uma plataforma completa de comunicação como a da Opens permite que sua empresa hoje seja verdadeiramente Omnichannel, atendendo o cliente em diversos canais – mas centralizando informações em uma única plataforma.

É por isso que hoje é possível que atendimentos de telefonia, chat e WhatsApp sejam oferecidos pela sua empresa sem que seu time precise usar diversos programas – tudo fica centralizado em uma única plataforma, com relatórios, históricos e totalmente conectada ao seu CRM ou Help Desk.

O futuro da comunicação é na nuvem e todas as empresas podem se beneficiar, tendo soluções sob medida para seu momento atual e aptas a lhes ajudar a crescer cada vez mais.

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