Melhorar a experiência do usuário na linha, garantir o encaminhamento adequado das chamadas, agilizar as tratativas e as vendas são alguns dos ganhos de uma central de atendimento telefônica inteligente. 

Hoje em dia, empresas que não contam com esse tipo de solução ficam à deriva em meio ao volume de dados que circula entre clientes e operadores.

Ter total controle dessas informações é fundamental para gerenciar as equipes e prestar um atendimento de primeira. 

É justamente isso que uma plataforma de telefonia inteligente, como o SNEP 7 da Opens faz pela sua empresa, otimizando o trabalho dos operadores e permitindo um planejamento estratégico mais eficiente.

Neste post, mostraremos como um modelo inteligente funciona na prática, a partir de resultados de quem já conta com esse tipo de solução para ganhar mais clientes, fechar mais negócios e manter o nível de satisfação lá em cima. 

Continue a leitura e seja você também um case de sucesso!

Mais usuários atendidos

O SNEP 7 estrutura, padroniza e otimiza os fluxos de chamada para que o cliente seja atendido o mais rapidamente possível por um operador. 

Se nenhum funcionário atender no prazo programado para aquele ramal, a ligação automaticamente é transferida para outro colaborador, evitando que o usuário perca tempo na linha. Além de deixar o cliente mais satisfeito, isso favorece a produtividade das equipes. 

Com a fluidez garantida, é natural que os funcionários consigam atender um número maior de ligações. 

Prova disso é que, com poucos meses de uso da solução, uma empresa aumentou em mais de 50% o número de atendimentos, mantendo a mesma quantidade de operadores. 

Em outro estabelecimento, o sexto mês de uso da plataforma registrou que foram atendidos 97% do total das chamadas recebidas.

Nós sabemos que manter elevado o índice de atendimentos é algo imprescindível para o sucesso de um negócio. 

Afinal, perder ligações é praticamente sinônimo de perder vendas. Ao permitir a visualização dos fluxos, o SNEP 7 contribui para que nenhuma chamada passe despercebida. 

Além disso, conforme os indicadores de horários de picos nas ligações, os gestores poderão redirecionar a força-tarefa para atender mais e melhor.

Mais chamadas recuperadas

Outra vantagem do SNEP 7 é evidenciar as chamadas não atendidas. Dessa forma, sempre que algum usuário desliga, a central de atendimento telefônica inteligente envia uma notificação para o gestor com os dados daquela ligação perdida. 

Um diferencial é que o próprio cliente pode solicitar retorno caso não possa ou não queira aguardar na fila. 

Foi assim que, com seis meses de uso da solução, uma empresa conseguiu recuperar 60% das chamadas perdidas.

O simples ato de retornar a ligação é positivo não somente do ponto de vista da captação de clientes nas vendas por telefone, mas, sobretudo, porque faz com que o consumidor se sinta importante e valorizado pela empresa. 

Isso reflete no nível de satisfação dele com a marca e, consequentemente, na imagem daquele empreendimento no mercado. 

Que instituição não quer ser reconhecida pela agilidade e comprometimento, não é mesmo?

Menos tempo de espera na fila

Sem dúvida, uma das maiores queixas dos usuários de telefonia é o tempo de espera para serem atendidos. 

De fato isso gera muita frustração, pois, na maioria das vezes, quem recorre a um serviço telefônico tem urgência em resolver a demanda – seja para comprar um produto ou serviço, fazer um agendamento ou simplesmente tirar uma dúvida.

Por isso, em negócios bem-sucedidos, reduzir a fila de espera é sempre uma prioridade entre as equipes. É claro que isso também depende do número de atendentes disponíveis. 

No entanto, com uma ferramenta como o SNEP 7, é possível diminuir as filas mesmo sem aumentar a quantidade de operadores, graças à visualização dos fluxos e à personalização da URA para que as demandas sejam devidamente encaminhadas.

Para você ter uma ideia dos benefícios saiba que, com apenas dois meses de uso do SNEP 7, uma empresa conseguiu reduzir o tempo médio de espera de 3:27 minutos para 1:17

Ou seja, isso significa uma média de dois minutos e dez segundos a menos nas filas. 

Na mesma empresa, o tempo total de cada chamada também caiu de 4:42 minutos para 2:59, o que segure uma melhora significativa na qualidade do atendimento.

Menos abandonos nas ligações

Outro índice que diz muito sobre a experiência dos usuários em uma central de atendimento telefônica inteligente é a taxa de abandono de ligações. 

Afinal, se o cliente desiste do contato, é porque ele está visivelmente insatisfeito com o serviço prestado. O SNEP 7 da Opens também tem eficácia garantida nesse sentido.

Um exemplo é que, com dois meses de uso da plataforma, uma empresa reduziu em mais da metade a taxa de ligações abandonadas, que caiu de 1.104 chamadas para 555

Isso só é possível porque, com fluxos bem estruturados, o cliente passa a ser atendido mais rapidamente, então o tempo de espera na fila já não será mais motivo para que ele abandone a ligação.

Outro ponto que interfere nessa relação é o encaminhamento adequado de cada demanda, pois a personalização da URA em menus e submenus específicos ajuda a direcionar os clientes para os setores devidamente responsáveis pelas tratativas. 

Assim, o consumidor é atendido de prontidão em suas questões, sem a menor necessidade de ficar pulando de ramal em ramal até ter o seu problema resolvido.

Todas essas funcionalidades do SNEP 7 refletem diretamente na produtividade das equipes, pois, ao mesmo tempo em que o trabalho ganha fluidez, os operadores ganham motivação para atender com cada vez mais qualidade e eficiência. 

Então, se você ainda estava em dúvida sobre os ganhos de uma central de atendimento telefônica inteligente, agora já pode ter certeza de que o custo-benefício é garantido!

Acesse nosso FAQ para entender melhor sobre a implementação do SNEP 7 e tire suas dúvidas sobre como a Opens oferece soluções simplificadas e inteligentes para telefonia.

Ou fale direto com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar você a atender melhor o seu cliente!