Fazer uma boa gestão de atendimento ao cliente é uma das melhores estratégias para reter e fidelizar seu público-alvo. 

Você provavelmente já voltou a procurar um determinado serviço porque foi bem atendido, não é mesmo? Isso é algo natural em qualquer relação entre empresa e consumidor.

Por isso, na gestão do seu negócio não poderia ser diferente. Pensar em ações que favoreçam a experiência do cliente é fundamental para gerar lucro, além de elevar a credibilidade da sua marca no mercado. 

Com certeza, ser reconhecido pela qualidade do atendimento ajuda a ganhar novos clientes e a fidelizar os antigos.

Pensando nisso, preparamos este post com 4 práticas certeiras para cativar seu público e garantir o faturamento. 

Continue a leitura e comece hoje mesmo a otimizar a sua gestão!

1. Ofereça atendimento omnichannel

Uma das grandes revoluções da transformação digital é quanto aos canais de atendimento. Se antes os canais de contato com uma empresa eram mais restritos, hoje o consumidor pode escolher de qual forma quer falar com a instituição. 

As redes sociais das empresas, por exemplo, têm sido bastante procuradas pelos clientes que buscam mais agilidade nas respostas, assim como os chatbots dos sites institucionais.

O e-mail de atendimento ao consumidor, o “fale conosco” do site e, claro, os ramais telefônicos, também são canais que devem estar sempre à disposição do cliente. 

É disso que se trata ser omnichannel, encurtando as distâncias e cultivando um relacionamento mais prático. Apenas lembre-se de manter o alinhamento do discurso em todos os canais oferecidos, pois isso preserva a identidade e os valores da empresa.

2. Faça uma abordagem personalizada

A abordagem personalizada é um dos maiores trunfos da gestão de atendimento ao cliente, pois de nada adianta estar 100% disponível para atender os consumidores se você não compreender o contexto específico de cada um. 

Antes de tudo, é preciso praticar a escuta ativa para saber ao certo o que o consumidor deseja. Na pressa do redirecionamento, o operador pode acabar não entendendo qual é o problema.

Assim, além de não resolver a questão e deixar o cliente insatisfeito, o atendente compromete o trabalho das outras equipes. 

Então, estar disposto a ouvir, demonstrar interesse pela demanda e ser o mais empático possível são aspectos cruciais para favorecer a experiência do consumidor. 

Se for um cliente antigo, não deixe de checar o histórico das interações para prestar um atendimento ainda mais completo e diferenciado.

3. Avalie o grau de satisfação dos clientes

Um jeito muito prático de saber como anda seu relacionamento com os clientes é aplicando pesquisas de satisfação após cada tratativa. 

O Customer Satisfaction Score (CSAT), por exemplo, é uma metodologia bastante eficiente para mensurar se sua empresa está realmente entregando aquilo que o público-alvo espera. Isso pode ser feito ao final de cada ligação, de forma padronizada e em poucos minutos.

Com uma boa plataforma de telefonia inteligente é possível otimizar essa pesquisa por meio da aplicação automática do CSAT. 

Assim, ao avaliar os níveis de satisfação do consumidor por meio de questões específicas, fica muito mais fácil encontrar os possíveis gargalos do atendimento e redirecionar seus esforços para garantir a qualidade dos próximos serviços prestados.

4. Tenha uma plataforma de telefonia inteligente

Falando em telefonia inteligente, esse recurso acelera de forma significativa sua gestão de atendimento ao cliente, pois permite estruturar e padronizar os fluxos das chamadas. 

Assim, além de garantir o redirecionamento correto de cada demanda, nenhuma ligação passará despercebida, já que o sistema identifica aquelas que não foram atendidas, bem como as vezes em que o cliente solicitou um retorno. 

A identificação do horário de pico das chamadas também é um recurso muito estratégico para o gestor, possibilitando administrar melhor sua força-tarefa e, assim, garantir a fluidez dos atendimentos em períodos específicos. 

Como resultado, o tempo de espera na fila diminui consideravelmente. O cliente fica mais satisfeito e os atendentes também saem ganhando, pois conseguem dar aquele up na produtividade.

Além disso, contar com uma solução de telefonia inteligente ajuda a poupar tempo na tarefa de gestão dos operadores. 

O próprio sistema gera relatórios completos com os indicadores de desempenho das equipes e ainda faz a gravação das chamadas. Dessa forma, dá para fundamentar cada feedback que será repassado ao grupo, identificando também os padrões de sucesso nos atendimentos.

Todas essas funcionalidades otimizam a gestão de atendimento ao cliente e convergem para um ponto em comum: a satisfação do consumidor. 

Afinal, ter uma equipe bem alinhada e manter total controle sobre o volume de informações é o que possibilita que sua empresa esteja sempre de prontidão para solucionar as mais variadas demandas do público. Tudo isso com segurança, eficiência e muita agilidade.

Quer saber mais a respeito? Então baixe este guia completo de telefonia para empresas e veja como caprichar nos atendimentos!Aproveite e descubra também quais são as prioridades do SAC 4.0 e o que os clientes estão esperando das empresas hoje em dia!