Quem trabalha com vendas por telefone sabe o quanto é importante atender o maior número possível de chamadas e nunca deixar o cliente esperando na linha. Afinal, perder ligações significa perder oportunidades de negócio. 

Se você está se perguntando como não perder vendas pelo telefone, não deixe de ler este post. Listamos 5 dicas essenciais para colocar em prática hoje mesmo e otimizar o seu processo de telefonia. Vamos lá!

1. Automatize o processo para não perder chamadas nem vendas pelo telefone

Investir em uma plataforma de telefonia inteligente é o primeiro passo para não perder vendas pelo telefone. Como esse canal ainda é o carro-chefe do atendimento na maioria das empresas, quanto mais estruturado for o processo de telefonia, melhor. Uma plataforma inteligente resolve este dilema, organizando os fluxos para que nenhuma chamada passe despercebida.

Além disso, a personalização da URA garante que as demandas serão encaminhadas corretamente para os respectivos setores, de modo que os clientes não fiquem pulando de ramal em ramal sem tratativa. 

Outra vantagem indiscutível da telefonia inteligente é o levantamento de dados que geram insights valiosos para o time de vendas, por exemplo, o número exato de ligações recebidas ou perdidas em determinados horários.

2. Não deixe o cliente sem resposta ou sem retorno

Sobretudo em empresas que trabalham com grande fluxo de contatos, é natural que nem todas as chamadas possam ser atendidas de imediato. No entanto, retorná-las é crucial para demonstrar atenção pelo cliente e conquistar a confiança dele. 

Todo mundo gosta de ser lembrado, não é mesmo? Por isso, mais do que uma oportunidade de venda, não perder o timing do retorno é uma questão de empatia.

Do mesmo modo, não deixar o cliente esperando na linha também reforça a experiência do usuário, pois este saberá que está sendo tratado como prioridade. 

Então, além de organizar as operações para garantir os encaminhamentos adequados e o menor tempo de espera na fila, fique atento às ligações perdidas e não se esqueça do retorno. Um sistema inteligente emite lembretes e notificações automáticas para facilitar essa tarefa.

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3. Seja sempre educado, empático e consultivo

Esses requisitos são fundamentais para aprender como não perder vendas pelo telefone. Até porque, se o cliente sentir que foi mal atendido já no primeiro contato, muito provavelmente ele não contará com sua empresa da próxima vez que necessitar do produto ou serviço oferecido.

Se a abordagem do concorrente for mais empática, isso praticamente zera suas chances de conversão. 

Portanto, é preciso caprichar na cordialidade para demonstrar que você de fato quer proporcionar a experiência de compra mais agradável possível para seus clientes. Aqui vão algumas dicas básicas:

  • Atenda com entusiasmo e mantenha um tom de voz agradável;
  • Pratique a escuta ativa e não subestime ou interrompa o cliente;
  • Responda de prontidão as dúvidas ou encaminhe para o setor adequado;
  • Chame o cliente pelo nome, pergunte se está tudo bem e seja gentil;
  • Sempre diga “por favor”, “desculpe”, “obrigado”.

4. Reorganize sua força-tarefa quando necessário

Gestores experientes sabem o quanto é importante direcionar o time de vendas conforme os horários de pico nos atendimentos. 

Um exemplo comum é nos serviços delivery de comida, onde o número de ligações se concentra em turnos específicos. Nesses horários, muitas vezes é necessário realocar funcionários para não perder ligações.

Com um sistema de telefonia inteligente, o gestor consegue saber o número exato de chamadas recebidas em cada horário, de modo que possa redirecionar sua equipe quando necessário. Isso garante que sempre haverá funcionários de prontidão para atender os chamados sem que o cliente precise aguardar tanto tempo na fila.

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5. Analise os indicadores do processo de telefonia

A análise dos indicadores está relacionada ao processo de gestão da informação nas empresas. Pouco adianta coletar os dados do processo de telefonia, mas não ter uma visão acurada sobre eles. 

Nesse sentido, quanto mais criteriosa for a análise do gestor, mais assertivo será o planejamento estratégico do negócio, visando a satisfação do cliente e a produtividade das equipes.

Uma plataforma inteligente permite controlar as operações em tempo real e disponibiliza relatórios completos com os indicadores da telefonia, como o horário de pico das chamadas, o número de ligações perdidas e o tempo médio de espera na fila.  

Assim, a tomada de decisões passa a ser feita com base em estatísticas e não mais em meras intuições. 

Com o auxílio da tecnologia, fica fácil aprender como não perder vendas pelo telefone. Além de proporcionar uma ótima experiência ao usuário e cativá-lo já no primeiro contato, as ferramentas inteligentes otimizam as tarefas de gestão e impulsionam a produtividade das equipes.

Afinal, atendendo a todos os chamados com prontidão e agilidade, os funcionários estarão disponíveis para receber novas ligações e expandir as oportunidades de negócio.
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