Deixar o cliente sem resposta ou subestimar seu poder de aquisição são alguns erros comuns no call center de vendas em concessionária de carros. Isso acontece porque nem sempre o atendente está bem treinado para repassar todas as informações técnicas que o consumidor está buscando. 

Do mesmo modo, nem todos os funcionários praticam a escuta ativa e aí acabam caindo na armadilha de achar que sabem o que o cliente deseja. Por ser um segmento de vendas bastante específico, investir no treinamento das equipes é fundamental. 

Além disso, estar sempre disponível e ser ágil no atendimento também são aspectos que favorecem a negociação. Caso contrário, o consumidor pode acabar desistindo de aguardar tanto tempo na fila de espera. E você não quer perder uma venda dessas, certo?

Pensando nisso, preparamos este post com algumas práticas para otimizar o call center e oferecer um atendimento de primeira nas concessionárias. Confira!

Dicas práticas para otimizar o call center de vendas

Acelerar o atendimento sem perder a eficiência? É possível! Veja a seguir as melhores dicas.

Seja omnichannel e invista no call back

O consumidor moderno se comunica de várias maneiras diferentes. Embora o telefone seja o carro-chefe em diversos segmentos de vendas, é importante estar disponível para os clientes em outros canais. 

As redes sociais, por exemplo, permitem um contato mais ágil e dinâmico, além de estimularem a interação dos consumidores com as postagens.

Além do atendimento omnichannel (multicanal), considere também praticar o call back, que nada mais é do que uma estratégia de retorno caso o cliente não queira ou não possa aguardar na linha. 

Assim, ele é convidado pela central a deixar seu número de contato e o melhor horário para a empresa retornar a chamada.

Mantenha sua equipe bem treinada

Sabemos que cordialidade e entusiasmo são fatores cruciais em qualquer processo de vendas por telefone

No entanto, em se tratando de concessionária de carros, o atendimento precisa ir muito além da gentileza e educação. Na maioria das vezes, os consumidores farão perguntas que exigem muito conhecimento do vendedor.

Então, ser apenas solícito não resolverá o problema do cliente. Portanto, treine sua equipe de modo que todos saibam exatamente o que estão vendendo: quais as especificidades técnicas do produto – fabricação, potência, funcionalidades etc. –, quais as diferenças para o modelo anterior, entre outras questões que quem está comprando um carro precisa saber.

Estruture a telefonia com uma plataforma inteligente

Uma solução de telefonia inteligente otimiza o call center de vendas em duas vertentes principais: agilidade no atendimento e alinhamento das equipes. 

Além de personalizar a URA de atendimento e estruturar os fluxos, o sistema coleta e organiza uma série de indicadores de telefonia que facilitam o planejamento estratégico.

Sabendo o horário de pico das chamadas, por exemplo, o gestor consegue redirecionar melhor sua força-tarefa para reduzir ao máximo a fila de espera. 

Inclusive, se o cliente não puder aguardar, basta solicitar o retorno. Em relação ao alinhamento, os relatórios de desempenho das equipes ajudam a fundamentar os feedbacks que serão repassados ao grupo.

O recurso de gravação de chamadas também otimiza os treinos, permitindo enxergar os eventuais gargalos do processo e, ao mesmo tempo, identificar padrões de sucesso nos atendimentos. 

Outra vantagem da telefonia inteligente é a possibilidade de integração com CRM para manter total controle sobre a jornada de compra dos clientes. 

A integração permite ainda ativar a funcionalidade click-to-call: é possível realizar a chamada apenas clicando sobre o número cadastrado no CRM, que ativa a ligação via sistema de telefonia. 

Em seguida, as informações como detalhes da chamada e gravação  ficam salvos automaticamente na timeline do cliente/prospect, garantindo a unificação de todo o histórico da oportunidade.

As melhores técnicas de vendas em concessionária de carros

Como vimos, o processo comercial em concessionárias têm suas peculiaridades. Por isso, é necessário aprimorar algumas técnicas para ganhar a confiança do cliente e não perder a venda. Vamos a elas!

Faça uma abordagem consultiva e personalizada

Quem está comprando um carro ou solicitando um serviço automotivo deseja muito mais do que agilidade nas chamadas. O consumidor provavelmente quer saber todos os detalhes sobre peças, especificações e procedimentos. 

A melhor maneira de corresponder a essas demandas é agir como um consultor  e explicar como as soluções que a concessionária oferece serão úteis no contexto daquele cliente em si.

Não deixe o cliente esperando ou sem resposta

Se você não puder resolver o problema de imediato, certifique-se de que está encaminhando a ligação para o ramal adequado. Do contrário, o consumidor perceberá que está apenas pulando de ramal em ramal sem tratativa. 

Além de gerar frustração com a empresa, isso demonstra a falta de preparo e de profissionalismo do atendente. Um jeito eficiente de suprir essa lacuna é, como dissemos, conhecer a fundo o produto que você está negociando.

Capacite sua equipe e não subestime os consumidores

O fato de alguém ligar para uma concessionária buscando informações sobre um veículo mais barato não significa que essa pessoa não possa adquirir o modelo mais caro. 

Portanto, jamais subestime o poder de aquisição dos consumidores. Pratique a escuta ativa e não se precipite nas respostas. 

Deixe o cliente falar e, então, vá descobrindo qual o perfil de compra dele. Assim, você saberá o que oferecer para cativá-lo. Quem sabe você não o convence a investir num modelo melhor? 

Principalmente em concessionária de carros, o call center de vendas sobrevive de bons argumentos. Utilize-os a seu favor!

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