Não é de hoje que o serviço delivery virou tendência em diversas cidades no Brasil e mundo afora. Porém, apesar da conveniência e praticidade indiscutíveis da tele-entrega, esse tipo de serviço exige uma dose extra de organização e muito planejamento estratégico para dar certo.

Neste post, reunimos algumas dicas para aperfeiçoar o atendimento e garantir o alto nível de satisfação dos clientes, tornando-se um delivery de sucesso. 

Continue a leitura e veja como fazer isso na prática! 

Quais as vantagens do delivery?

O sistema de entrega delivery é uma alternativa já consolidada há bastante tempo em diversos setores, como alimentício e de saúde. Prova disso é que as tele-entregas de lanches, pizza, farmácia, entre outros, existiam muito antes da possibilidade de os pedidos serem feitos pelo Instagram ou WhatsApp, por exemplo.

Trabalhar com esse tipo de serviço é vantajoso porque expande o faturamento da empresa em curto prazo e gera menos preocupação com a infraestrutura física, como o número de mesas, balcões, lavabos etc. 

No entanto, o atendimento precisa ser impecável para garantir a satisfação do cliente, especialmente no delivery de comida.

Uma experiência ruim, além de fazer com que o consumidor procure a concorrência, afeta diretamente a credibilidade da sua marca. 

Ainda mais se o cliente utilizar os sites de reclamação ou as próprias redes sociais da empresa para manifestar seu descontentamento com o serviço prestado. 

Portanto, a experiência do usuário deve ser prioridade se você pretende aumentar as vendas delivery.

Como melhorar meu atendimento delivery?

Fazer uma boa gestão de clientes é o primeiro passo para aprimorar sua tele-entrega. Afinal, conhecer a fundo o público-alvo é imprescindível para se relacionar bem com ele. 

Por isso, mantenha sua base de contatos sempre atualizada e acompanhe o ticket médio de cada cliente, de modo a direcionar suas estratégias para aqueles que geram maior rentabilidade ao seu negócio.

Mas atenção: isso não significa desprezar os contatos que dão menos lucro. O segredo está justamente em equilibrar essas duas faces do atendimento. 

Até porque, quanto melhor você atender um cliente novo, maior a chance de fidelizá-lo e aumentar sua base. 

Investir em promoções, cartões-fidelidade, descontos para clientes antigos etc. são algumas práticas para melhorar o atendimento. Além disso, esteja focado em:

  • Manter a qualidade do produto;
  • Acompanhar as entregas;
  • Treinar seus entregadores;
  • Acatar as sugestões dos clientes;
  • Priorizar o atendimento telefônico.

3 dicas para aumentar as vendas delivery

Vamos agora às dicas práticas para impulsionar as vendas oferecendo um serviço delivery de sucesso.

Utilize a ferramenta de geolocalização

Essa dica é especialmente útil para delivery de comida. Quem nunca pegou o celular para encontrar alguma lanchonete ou restaurante pertinho de casa? Pois é! 

Por isso é importante garantir que sua empresa aparecerá entre as opções de quem mora por ali ou está de passagem naquele local.

Portanto, sempre utilize a ferramenta de geolocalização ao fazer anúncios digitais em aplicativos e no Google. 

Com alguns cliques, o cliente poderá encontrar mais informações sobre a empresa e os serviços prestados, o que é fundamental para atrair gente para o seu negócio.

Diversifique os canais de atendimento

Embora o telefone continue sendo o principal canal de atendimento delivery, é importante estar atento às novas tecnologias e diversificar os canais para que o consumidor tenha outras possibilidades de fazer contato com a empresa. 

Os pedidos via aplicativo e pelo site são formas importantes de aumentar as vendas e as redes sociais já se consolidaram nesse sentido, principalmente o WhatsApp, acelerando a comunicação e os pedidos. 

Além disso, Instagram e o Facebook também são ótimas ferramentas para anunciar seu sistema de entrega delivery. 

Como essas redes têm forte apelo visual, acabam sendo ideais para postar as melhores fotos dos produtos, bem como divulgar cardápios, ofertas e outras informações relevantes da sua marca. 

Aproveite também para colher os depoimentos dos seus clientes nas redes e utilizá-los a seu favor no Marketing da empresa.

Otimize sua tele-entrega com telefonia inteligente

O telefone é o carro-chefe do serviço delivery. Mesmo com a possibilidade de pedir por outros canais, muita gente ainda prefere ligar para falar direto com o atendente e evitar falhas na comunicação e na entrega dos pedidos. 

Além disso, quando houver algum problemas de conexão com a internet, por exemplo, seu delivery não perde vendas pois segue atendendo pelo telefone.

Nesse sentido, contar com um sistema de telefonia inteligente otimiza bastante o processo, direcionando o fluxo de cada chamada para que não haja ligações perdidas, erros ou mal-entendidos.

Outra funcionalidade de um sistema inteligente é levantar os indicadores telefônicos do atendimento delivery, como o número total de chamadas recebidas, ligações não atendidas, horário de pico dos contatos, entre outros dados relevantes. 

Essas métricas são essenciais para que você possa redirecionar seus esforços de forma mais assertiva, aumentando o número de atendentes em determinado horário, por exemplo.

Isso evita que algum pedido passe despercebido e diminui o tempo de espera do cliente, o que eleva instantaneamente o nível de satisfação com o atendimento. 

Inclusive, uma plataforma de telefonia inteligente também permite aplicar pesquisas de satisfação ao final de cada chamada, favorecendo sua gestão de relacionamento.

Com tantas vantagens, não será difícil caprichar no atendimento e garantir um serviço delivery diferenciado frente à concorrência. 

Quem ganha com tudo isso é você, sua empresa e, claro, os seus clientes!

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Telefonia para empresas: um guia para melhorar o atendimento aos seus clientes