Bons gestores sabem que migrar da telefonia convencional para IP, utilizando uma central telefônica VoIP, é um jeito eficaz de manter o negócio  atualizado e competitivo no mercado. isso porque, a tecnologia na comunicação é uma forma de aumentar a produtividade das equipes e melhorar o atendimento aos clientes. No entanto, apesar das diversas vantagens de ter um sistema de telefonia como este na empresa, alguns gestores ainda demonstram certo receio com a mudança.

Isso se deve à –  de forma geral – complexidade do sistema, que envolve equipamentos específicos e infraestrutura adequada para sua implantação. Porém, contando com uma plataforma inteligente e sob medida, é possível descomplicar o processo e implantar uma central telefônica VoIP de forma rápida, prática e muito segura. Tudo isso, é claro, fazendo valer o custo-benefício do investimento.

Quer entender melhor como funciona?  Continue a leitura e descubra que migrar para o VoIP pode ser muito mais fácil do que você imagina!

A escolha pelo VoIP

Se você está pensando em migrar para um sistema VoIP, é porque sabe da importância de modernizar os processos e se adaptar às exigências do seu público-alvo. Por se tratar de uma modalidade de comunicação de mais qualidade e com fluxos personalizados, o VoIP influencia diretamente na performance e na produtividade das equipes, além de melhorar o atendimento aos clientes.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que 32% das empresas brasileiras com conexão com a internet já utilizam um central telefônica  VoIP como alternativa ao modelo convencional de telefonia.  Isso só reforça o quanto é urgente reinventar a telefonia corporativa da sua empresa, investindo em soluções tecnológicas que permitem atender o público com mais agilidade e de maneira estratégica.

E nós sabemos que você não quer ficar para trás!

Como implantar uma central telefônica VoIP sem complexidade?

Embora a telefonia VoIP seja muito mais vantajosa que a convencional do ponto de vista estratégico e operacional, é natural que as empresas tenham dúvidas quanto aos recursos necessários para sua implantação. Afinal, é preciso garantir segurança, qualidade e estabilidade de chamadas, além do retorno sobre o investimento. 

O VoIP é a solução ideal para isso, pois a tecnologia de chamadas pela rede e as funcionalidades proporcionadas pelas suas centrais, ajuda a organizar o fluxo das chamadas e otimiza os atendimentos para que nenhuma ligação passe despercebida.  

Mas, é fato que nem toda central telefônica VoIP permite uma migração mais fácil, rápida e descomplicada. É a combinação dessa tecnologia, com serviços e funcionalidades avançadas, que tornam possível mudar e otimizar seu sistema de telefonia.

Pensando nisso, listamos alguns pontos fundamentais para você entender como implementar uma central telefônica VoIP sem complexidade.

Avalie as demandas da empresa

Cada negócio é único e tem seu próprio jeito de se relacionar com os clientes. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer ao implantar uma central telefônica VoIP é avaliar as demandas da sua empresa para saber que tipo de plano contratar. O ideal é contar com uma plataforma feita sob medida, com infraestrutura e equipamentos compatíveis com seu modelo de negócio.

Portanto, verifique se os pacotes são condizentes com as suas expectativas. Além disso, é importante estar assessorado por um time de especialistas que acompanhará de perto a evolução do processo, levantando as necessidades primordiais da empresa e corrigindo eventuais gargalos para que todas as suas ligações sejam devidamente encaminhadas e tratadas.

Conte com uma solução inteligente

Esqueça qualquer solução de alta complexidade. Uma central telefônica VoIP deve ser inteligente, para deixar de lado processos complicados. Ou seja, é com uma plataforma flexível, elástica e sob demanda que você pode contemplar todas as demandas de telefonia do seu negócio. Além da plataforma, uma boa solução VoIP  também permite  reunir tudo – software, hardware, implantação e suporte – em um único pacote de serviços. 

Desse modo, não haverá preocupação com recursos extras como infraestrutura e equipamentos. Tudo isso já estará incluído neste pacote, bem como a plataforma que melhor se adapta ao seu modelo de negócio, que pode ser implantada em nuvem, em servidor local ou de forma híbrida.  Assim, evitam-se surpresas desagradáveis e custos elevados na operação. Inclusive, o retorno sobre esse investimento, por sua vez, é garantido, refletindo-se em produtividade, melhora no atendimento e mais possibilidades de vendas e retenção de clientes.

‍Fale com quem entende do assunto

Para implantar uma central telefônica VoIP sem comprometer o orçamento e sem problemas de estruturação, é fundamental contar com empresas especializadas no ramo, que ofereçam não só o melhor custo-benefício mas, também, todo o suporte que você precisa para manter o sistema sempre atualizado e oferecer o atendimento que seu cliente merece.

Quer saber mais a respeito? Então leia também este guia completo com tudo sobre VoIP para migrar sem complexidade e com segurança!