Um dos principais canais de comunicação dos clientes com as marcas ainda é o contato telefônico, e na concretização da venda SaaS (software as a service) não é diferente. O modelo de negócio por receita recorrente pela assinatura de sistemas de tecnologia variados tem como principais desafios reter atuais clientes e atrair novos possíveis compradores. 

Pode parecer retrógrado pensar no telefone como canal neste sentido, mas há muita internet, tecnologia e automação envolvida em plataformas de telefonia inteligente. Além disso, uma chamada telefônica ainda mantém o contato mais próximo, somado a um atendimento mais personalizado.

Conheça neste post um pouco mais sobre o processo de venda consultiva, característico dos modelos SaaS, e veja como a plataforma de telefonia inteligente SNEP 7 auxilia o seu time comercial.

Venda consultiva: um padrão nos modelos SaaS

A venda consultiva é conhecida pela forma de abordagem junto aos prospects, o que envolve a proatividade e a forma com que o atendimento é realizado. O foco principal da venda consultiva está em ouvir com atenção as necessidades do cliente para gerar um diagnóstico exato e possibilitar a oferta da melhor solução para cada caso. 

Especialmente na venda SaaS, a complexidade do produto e do ciclo comercial tornam o papel da venda consultiva ainda mais relevante. Normalmente, empresas que trabalham com produtos de tecnologia nos moldes de receita, que é o caso do SaaS, recorrente se utilizam desta prática de venda mais próxima e personalizada. Aliada a ela, é utilizado o inside sales, ou seja, venda interna, na qual o time de vendedores faz os primeiros contatos com os potenciais clientes pelo telefone, de dentro do escritório.

Essa modalidade traz muitos resultados positivos para os negócios e venda SaaS, pois ajuda na redução de custos, eliminando deslocamentos dos colaboradores para reuniões presenciais com os clientes, e ainda permite que os contatos sejam feitos com maior embasamento e profundidade nas dores do cliente.

Assim, a venda SaaS consultiva requer profissionais que:

  • Possuam excelente conhecimento sobre aquilo que vendem;
  • Tenham bom conhecimento sobre o relacionamento dos prospects com a empresa;
  • Conheçam a fundo o perfil e as dores do potencial cliente toda vez que fizerem uma ligação – e mantém este contato – para ter abordagens o mais eficiente possível.

Telefonia inteligente para venda SaaS ativa

O processo de venda SaaS é complexo, por isso, contar com ferramentas e funcionalidades tecnológicas que otimizem o trabalho dos vendedores é essencial. Desta forma, uma plataforma de telefonia inteligente, como o SNEP 7 da Opens, é o primeiro recurso em que você deve pensar se o seu negócio depende de ligações telefônicas para funcionar. 

Confira alguns recursos oferecidos pelo SNEP 7 que podem a alavancar a venda SaaS na sua empresa.

Gravação de chamadas, Click to Call e integração com CRM

Como falamos, nos modelos de venda consultiva e no inside sales, conhecer a fundo o perfil e as dores do potencial cliente é fundamental para otimizar o contato via telefone e ampliar as possibilidades de fechamento do negócio.

Sobre o processo de conhecimento do cliente, ter uma opção de gravação de chamada é um recurso essencial na telefonia das empresas SaaS. Assim, o histórico de todas as interações com os clientes fica registrado e pode ser consultado sempre que necessário – um fonte que pode servir de treinamento e insumo para o time de vendedores, por exemplo.  

O SNEP 7, por exemplo, possui a funcionalidade que permite, além da gravação das ligações, a integração (via API) com plataformas de CRM. Assim, pode-se cadastrar os dados de cada oportunidade no CRM e, a cada ligação para o número, o SNEP 7 envia o áudio e as informações da chamada, para serem salvos junto ao contato correspondente.

Além disso, por meio da funcionalidade Click to Call, ao acessar o cadastro no CRM, o vendedor vê o número de telefone em forma de link clicável. Dessa forma, pode ligar para o contato com apenas um clique: o SNEP 7 faz esta chamada automaticamente, do próprio softfone do vendedor. Isso facilita e agiliza o processo de inside sales e ajuda a ter um melhor gerenciamento da carteira de clientes, agregando mais informações sobre eles.

Ramal externo para atuação remota

Pensando especialmente em times de venda SaaS que trabalham remotos, ou seja, fora da sede da empresa, o recurso de siga-me para ramal externo do SNEP 7 oferece grande auxílio. Em tempos de pandemia, por exemplo, onde grande parte das empresas de tecnologia passou a adotar o home office, esta funcionalidade torna-se ainda mais importante, permitindo às empresas SaaS levarem a sua operação para onde for necessário. 

O ramal externo funciona por meio da autenticação da máquina utilizada pelo vendedor para que ele possa realizar suas ligações de prospecção mesmo estando em casa. Da mesma forma, ele pode fazer e receber ligações e sanar dúvidas de potenciais clientes, tudo por meio de um direcionamento automático da plataforma para o seu ramal externo. Isso evita que essa ligação seja perdida e, consequentemente, gere uma frustração no cliente.

Relatórios de produtividade

Outro benefício do SNEP 7 como plataforma de telefonia é a geração de relatórios de produtividade da equipe. Por meio do módulo Q-Manager, a disponibilidade dos operadores pode ser analisada e metrificada, da mesma forma que o tempo total que passam em chamadas, o total de ligações realizadas e quantas delas foram atendidas.

Por meio deste indicador, é possível perceber se, por exemplo, muitas ligações de um vendedor para um potencial cliente não são atendidas. Pelos dados gerados, pode-se perceber que talvez a ligação esteja sendo feita em um horário não conveniente para o fechamento do negócio, e ajustar esta dinâmica para poder ampliar as possibilidades de venda. Além disso, outros indicadores gerados pela plataforma podem contribuir para melhorar a gestão da equipe e redimensionar rotinas e processos.

Mais ROI e menos custos 

A implementação de uma plataforma de telefonia inteligente como o SNEP 7 também traz vantagens quando se fala em custo-benefício. Este tipo de serviço apresenta um alto ROI ao longo do tempo, quando a empresa vê a produtividade das equipes aumentar e, consequentemente, apresentar maiores taxas de retenção e crescimento na sua venda SaaS. 

Além da solução para a telefonia, a Opens apresenta ainda um diferencial importante com relação aos custos de implementação. A empresa fornece o software e todos os equipamentos de hardware que forem necessários para colocar a estrutura em funcionamento. Por serem oferecidos como serviço, a empresa garante direito manutenção e atualização na continuidade do projeto. A principal vantagem é que a empresa não terá um alto custo inicial comprando equipamentos e servidor para instalar a sua telefonia.

A ideia de uma plataforma de telefonia completa e inteligente é atender a necessidade de cada empresa, seja ela a geração da venda SaaS ou a retenção de clientes. Conheça um pouco mais sobre os planos do SNEP 7 e implemente agora mesmo a solução.